Defesa

Suíços escolhem caças

blog10AA população da Suíça vai às urnas 18 de maio para decidir se o país gastará ou não o equivalente a R$ 8 bilhões para trocar seus 54 aviões de combate F-5 Tiger por 22 caças Gripen, de fabricação sueca. O negócio é semelhante ao que o Brasil fez recentemente, adquirindo 36 Gripen por mais de R$ 10 bilhões. O que chama atenção é a forma absolutamente transparente e participativa como a Suíça lida com um tema que, por aqui, é considerado quase um segredo de Estado.

Além de escolher os caças da força aérea, os suíços votarão, no mesmo plebiscito, sobre o valor do salário mínimo, sobre a proibição de pedófilos exercerem funções que envolvam contato com crianças e sobre os chamados “médicos da família”.

O debate público sobre os caças ganhou força depois que a força aérea da Suíça deixou passar uma bola debaixo das pernas. Em fevereiro, o co-piloto de um Boeing 767-300 da Ethiopian Airlines que fazia a rota Adis Abeba-Roma, com 202 passageiros a bordo, Hailemedhin Abera Tegegn, de 31 anos, tomou o controle da aeronave enquanto o piloto foi ao banheiro e desviou o voo para Genebra, onde pediu asilo alegando temor de perseguição em seu país de origem. Caças italianos e franceses detectaram o sequestro e acompanharam a aeronave em seus respectivos espaços aéreos, mas os militares suíços só se deram conta do ocorrido depois que o co-piloto aterrissou e desceu da aeronave por uma corda pendurada na cabina.

“Atualmente, a força aérea (suíça) está pronta a intervir apenas no horário comercial. O espaço aéreo fica sobre vigilância de radares, mas sem meios de intervenção durante a noite e nos finais de semana, períodos nos quais as forças armadas fazem uso do apoio das forças de países vizinhos em caso de incidente”, explica reportagem do jornal suíço Le Temps, dando a dimensão provinciana do negócio. Mas analistas locais já mencionam as tensões entre Europa e Rússia pela influência sobre o antigos países membros da extinta URSS como justificativa para o reaparelhamento da frota.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s