Diplomacia

Lavrov faz Itamaraty adernar

blog4A.jpgAcaba de passar entre as pernas da diplomacia brasileira um petardo e tanto, capaz de revelar num só ato a irrelevância a que chegou o Itamaraty no governo Dilma Rousseff.

Sergei Lavrov, chanceler da Rússia e braço direito do presidente Vladmir Putin, concluiu esta semana um giro por Cuba, Nicarágua, Peru e Chile. A viagem foi a maior demonstração de desembaraço e força da diplomacia russa em quintal norte-americano, desde que Washington e Berlim anunciaram um pacote de medidas destinadas a isolar o Kremlim. Com algum exagero, é como se, no auge da crise que opõe EUA e Rússia, Obama desse um passeio por Geórgia, Transnistría e Moldávia na semana em que Moscou anunciasse o congelamento de ativos de empresários gringos e assessores da Casa Branca. No carnaval e na diplomacia, os gestos contam – foi como se Lavrov desfilasse faceiro com amigos num carro alegórico acenando alegremente para um Ocidente que tenta empurrá-lo cada dia mais para o isolamento.

Se o giro fosse restrito a periferia de Nicarágua e Cuba, ficaria mais fácil de o Itamaraty se explicar. Mas ao passar pelos vizinhos Peru e Chile, Lavrov faz pensar sobre o quanto o Brasil está fora do tabuleiro. “Melhor assim. Pra que encrenca?”, dirão alguns. Mas é de encrencas que se faz a política externa de países grandes e influentes. Discrição e irrelevância é normalmente seara dos pequenos, cuja ambição maior é ficar na moita. Além do mais, que melhor ocasião do que essa para descontar um pouco do acinte que representou a espionagem da NSA sobre a presidente da República?

Dilma pode protelar por mais alguns dias essa política de se esconder do mundo. Mas não pode fugir ao encontro dos Brics nos dias 15 e 16 de julho, em Fortaleza. Lá estará o presidente Putin posando para fotos ao lado dos líderes dos parceiros de bloco – Brasil, Índia, África do Sul e China – como a mostrar que, assim como nas crises dos mísseis, em 1962, Moscou ainda tem conexões na América Latina e, se o assunto é reeditar a Guerra Fria, os russos estão aqui para jogar, ainda que os brasileiros não queiram.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s