Diplomacia

Lula, o eterno chanceler

blog14AO ex-presidente Lula recebeu ontem uma visita importante, mas você provavelmente não ficou sabendo de nada – embora saiba que o chinês Li salvou um bebê de 2 anos que caiu da janela de um edifício em Xiaolan.

Carlos Mesa, ex-presidente da Bolívia e atual porta-voz da demanda boliviana por uma saída ao mar na Corte de Haia, encontrou-se com o petista para explicar suas razões. Há anos, Chile e Bolívia disputam uma nesga de território. Anexada pelo Chile no século 19, a pontinha do norte do Chile – antes, Bolívia – é objeto de uma das maiores discórdias territoriais da América Latina.

Mesa é o responsável por representar a reivindicação boliviana na Corte de Haia, que analisará o mérito da questão. Mas o que Lula teria a ver com tudo isso? “A palavra do ex-presidente Lula influi muitíssimo, tanto em setores de decisão no Brasil quanto em toda a América Latina”, disse ontem Mesa, a quem entrevistei para o Estadão em novembro de 2010. Se você não sabia da notícia deste post até ler isso aqui, talvez Mesa esteja errado e Lula não seja nada disso.

Seja como for, nosso vizinhos foram parar na Justiça, recorreram ao Brasil como árbitro – pelo menos no que diz respeito ao papel político -, mas a sociedade brasileira sequer se informa do papel que seu próprio país é chamado a desempenhar. A política externa não está fora apenas do radar de Dilma e do panorama eleitoral, mas também vai desaparecendo de parte da imprensa e da vida do maior país da América Latina que, por maior e mais importante que seja, parece encolher dia após dia.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s