Diplomacia

Catimbeiro, Aécio cava falta em Caracas

aecinhoEnquanto Aécio Neves (PSDB) e a comitiva brasileira que viajou ontem à Venezuela não apresentarem alguma evidência de agressão sofrida no trajeto entre o aeroporto e a capital, Caracas, permanecerá a sensação de que o grupo viajou 6 mil quilômetros para cavar uma falta na pequena área. As imagens disponíveis até agora mostram o micro-ônibus com parlamentares brasileiros cercado por manifestantes pró-governo. Só. Durante todo o tempo, o veículo aparece resguardado por uma escolta das forças de segurança venezuelanas. De resto, é a zorra de praxe naquelas bandas.

Se cidadãos venezuelanos não podem sair às ruas do próprio país para expressar seja qual for sua opinião a respeito do próprio governo, que democracia foram defender os políticos brasileiros no quintal do vizinho? Seria como se deputados venezuelanos viessem ao Brasil criticar o povo que bate panela.

Meter o bedelho em assuntos políticos de um vizinho polarizado não é pra qualquer um. Por isso, o País recruta, forma a mantém um corpo diplomático complexo, com presença permanente nos países de interesse. Organizações que se desdobram para agir nesses contextos – Human Rights Watch e CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), por exemplo – calculam com meses de antecedência deslocamentos semelhantes, criando uma rede sólida de informações e contatos, antes de se lançar ao mar.

“Essa é a constatação clara de que aqui não há direito de ir e vir, e nem muito menos democracia”, disse José Agripino (DEM-RN) sobre os manifestantes que exerceram seu direito de ir, vir e se manifestar democraticamente diante da comitiva. No geral, a imprensa embarcou na catimba dos catimbeiros. Dilma, fazendo jus a si mesma, coroou a coisa toda autorizando o Itamaraty a cobrar “os devidos esclarecimentos” sobre as condições de trânsito no local. Mamma mia.

Missões diplomáticas e humanitárias não são para iniciantes. Politizá-las é, de cara, o primeiro erro. A menos que se queira é, claro, “causar”. Tanto o Brasil quanto a Venezuela mereciam governos melhores. Não deu. Estão aí um senhor e uma senhora bastante atrapalhados, pra dizer o mínimo. Mas é igualmente verdade que a oposição lhes faz sombra em termos de incompetência.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s